segunda-feira, 1 de novembro de 2010

OLAP

Neste post segue uma breve introdução aos sistemas OLAP.

OLAP é o acrônimo de On-Line Analytical Processing. É uma solução utilizada no campo da chamada Inteligência Empresarial (Businees Intelligence) cujo objetivo é facilitar e agilizar a consulta de grandes quantidades de dados sob diferentes perspectivas. Para isto, utiliza estruturas multidimensionais (Cubos OLAP) que contém dados resumidos de grandes bases de dados. Os dados de origem do OLAP são bancos de dado OLTP (Online Transactional Processing) que são comumente armazenados em depósitos de dados. Ferramentas OLAP são usadas em negócios de vendas, marketing, endereçamento e similares. Abaixo algumas razões para usar-se OLAP:

  • Simples e intuitivo
  • Fácil de gravar e interpretar
  • Projetado para alto desempenho nas consultas

No núcleo de muitos sistemas OLAP está o conceito de Cubo OLAP (também chamado de cubo multidimensional ou hypercubo). As bases de dados OLAP contêm dois tipos básicos de dados: medidas, que são dados numéricos, as quantidades e médias que você usa para tomar decisões comerciais estando bem informado; e dimensões , que são as categorias que você usa para organizar essas medidas ( uma dimensão pode ser qualquer visão do negócio que faça sentido para sua análise, como produto, departamento ou tempo). Os bancos de dados OLAP ajudam a organizar os dados por muitos níveis de detalhe, usando as mesmas categorias com as quais você está familiarizado para analisar os dados.


Em geral os sitemas OLAP se classificam em ROLAP (utiliza um banco de dados relacional), MOLAP (banco de dados multidimensional) ou HOLAP (sistema híbrido).

Para maiores informações visite os links abaixo pois são muito detalhados para quem tiver interesse nesta área que está se destacando no mercado de TI:

Nenhum comentário:

Postar um comentário