sábado, 11 de setembro de 2010

A Importância dos Dados

A IBM possui um portal chamado Smarter Planet [1], onde disponibiliza diversas discussões e estudos de caso sobre como o nosso planeta está se tornando mais inteligente. Ele também apresenta soluções para transformarmos o trânsito, os meios de produção, as telecomunicações e diversos outros tópicos dos quais dependemos. Todas essas mudanças só foram e só serão possíveis devido ao avanço tecnológico.

Entre os tópicos abordados também está a ciência analítica [2]. Como estudo de caso, a IBM explica a eficiência com a qual os bombeiros de Nova York (FDNY - Fire Department of the City of New York) combatem os incêndios da cidade com ajuda de dados obtidos na inspeção de prédios. Esses dados, como os materiais utilizados na construção, por exemplo, são provenientes de diversas fontes autorizadas a inspecionar os edifícios da cidade, sejam elas federais, estaduais ou municipais. Reunida toda essa informação, o FDNY pode responder às emergências da maneira mais adequada, prevenir problemas durante a emergência e até previní-las em primeiro lugar. Para se ter uma ideia, no ano de 2009 o FDNY conduziu 259.150 inspeções em edifícios, protegendo 8.250.567 pessoas em uma área de 322 milhas quadradas, cerca de 834 quilômetros quadrados.

Essa é apenas uma amostra da importância dos dados para a humanidade. E é a essa importância que o vídeo a seguir se refere. Traduzi a transcrição disponível na descrição do vídeo, que está em inglês.



Hoje, a inteligência está sendo inserida em sistemas e processos que fazem o mundo funcionar. Em coisas que ninguém reconheceria como computadores: carros, eletrodomésticos, estradas, redes elétricas e até mesmo roupas e abastecimento de água. Trilhões de dispositivos digitais, conectados através da Internet, estão produzindo um oceano de dados. Toda essa informação, do fluxo dos mercados à pulsação das sociedades, pode ser transformada em conhecimento. Porque agora nós temos o poder computacional e analítica avançada para compreender isso. Com esse conhecimento, podemos reduzir custos. Cortar desperdícios. Melhorar a eficiência, produtividade e qualidade de qualquer coisa, das empresas às cidades. Os sinais de um planeta mais inteligente estão à nossa volta. Sistemas mais inteligentes estão agregando valor às grandes indústrias. Através de todas as regiões, seja em países desenvolvidos ou em desenvolvimento. Em mais de 400 cidades, no último ano, sistemas de tráfego inteligente reduziram o desperdício de tempo no trânsito em mais de 700.000 horas. Cada cidade economizando cerca de 15 milhões de dólares. Em Washington, redes elétricas e sistemas de medição inteligentes possibilitaram aos cidadãos a economia de 10% em suas contas de luz e o corte de 15% do consumo de energia. Hamburgo tem um sistema de saúde inteligente. Madri tem uma segurança pública inteligente. Galway tem abastecimento de água inteligente. Cadeias inteligentes de fornecimento estão cortando os custos dos varejistas em 30%. Reduzindo os níveis de inventário em 25%. Aumentando as vendas em 10%. Bancos e organizações financeiras ao redor do globo estão alcançando novos níveis de controle de risco. Um planeta mais inteligente não é uma metáfora. Ou uma visão. Ou uma proposta. Um planeta mais inteligente é um acontecimento. No alvorecer deste novo milênio, líderes com visão, ao redor do mundo, estão criando resultados tangíveis e benefícios. Eles estão aprendendo a cumprir seus papeis para o nosso planeta, de forma mais inteligente. Bem-vindo à década da inteligência. Vamos construir um planeta mais inteligente.


[1] http://www.ibm.com/smarterplanet
[2] http://www.ibm.com/smarterplanet/us/en/business_analytics

Um comentário:

  1. A IBM é uma baita empresa, a unica remanescente dos fornecedores de mainframe da década de 60. Ao longo dos anos a IBM tem se transformado numa empresa que vende soluções completas de TI, de A a Z. Na área de data mining, eles tinhas um software DBminer, integrado ao banco de dados DB2, mas o projeto foi abandonado. Recentemente eles compraram a SPSS pra brigar com a SAS e outro gigante a SAP, que vende business analytics como um penduricalho da sua vasta gama de soluções. Ou seja, briga de cachorro grande :)

    ResponderExcluir